Logo após o cancelamento do mundial a ser realizado nas Filipinas no mês de Novembro de 1962, a seleção brasileira foi dispensada. Entretanto, voltou a ser convocada para a disputa do Campeonato Sulamericano a realizar-se no período de 16/02/63 à 04/03/63 em Lima/Perú. No começo de Janeiro de 63 saiu uma nova convocação.
Por falta de tempo para os treinamentos, o técnico Kanela resolveu convocar a base das duas melhores equipes de basquete do país naquele momento: Corinthians e Sírio.
Essas 2 equipes formavam a base da seleção paulista. O técnico almejava com isso aproveitar o entrosamento existente entre os jogadores. No fundo era a própria seleção brasileira. Na primeira semana de Janeiro de 63 , demos inicio aos treinamentos na cidade de São Paulo (DEFE).
Em Fevereiro viajamos para Lima/Perú, quando conseguimos trazer para o Brasil o 4º título sulamericano de forma consecutiva. Lembrando que já havíamos ganho essa competição disputada a cada 2 anos em : 1958-Santiago/Chile--1960-
Após o sulamericano no Perú, o técnico Kanela fez uma nova convocação. Dessa vez buscando a preparação para a disputa dos Jogos Panamericanos a serem realizados nos meses de Abril/Maio de 1963 na cidade de São Paulo (Ibirapuera). Essa convocação foi mais abrangente, contando com mais jogadores para os trabalhos de preparação.
Até à véspera da competição, todos os treinamentos foram realizados no DEFE. A seguir fomos transferidos para a Vila Olímpica situada nas dependências da USP (Universidade de São Paulo). Os treinamentos finais aconteceram no ginásio do Ibirapuera. Lembro também que as delegações participantes também ficaram concentradas na USP.
A nossa participação na competição foi muito boa, até chegarmos invictos para o jogo decisivo contra os EUA. Com o ginásio do Ibirapuera completamente lotado, infelizmente perdemos o jogo final para os EUA. Uma noite ruim para o Brasil, um título que não podíamos perder. Vitória merecida dos norte americanos.
Afirmo que até hoje nunca houve no Ibirapuera um publico semelhante em termos de participação esportiva. O interesse do paulistano foi muito grande para aquela decisão, afinal, o basquete masculino do Brasil era a modalidade que despertava maior interesse na competição, isso devido aos títulos já conquistados.
A seleção dos EUA veio para o Brasil com uma seleção universitária muito forte, realizando contra o Brasil uma atuação exemplar. Mais tarde, vários daqueles atletas tornaram-se grandes jogadores profissionais da NBA. Vale lembrar que naqueles tempos os jogadores profissionais da NBA eram impedidos pela FIBA de participarem das suas competições.
Uma semana após o termino do Panamericano, começaria no Rio de Janeiro o 4º Campeonato Mundial de Basquete. Mas essa é uma outra história. (continuo).
Credito Edson O Mago
Fonte: Jornal Desportivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário