sexta-feira, 17 de maio de 2013
BI-CAMPEONATO MUNDIAL- 1963
1º CAPÍTULO–A CONQUISTA DO BI-CAMPEONATO MUNDIAL- 1963
No próximo dia 25 de Maio, comemoramos 50 anos da conquista do bi campeonato mundial de basquete. O evento foi realizado no período de 12 a 25 de Maio de 1963 na cidade do Rio de Janeiro (Maracanãzinho). Nesse dia 25 aconteceu o jogo final entre o Brasil 85 x 81 EUA (39 x 39). Um espetáculo inesquecível.
Uma grande conquista como essa, assim como outras ao longo dos tempos, eram sempre precedidas de árduos e longos períodos de treinamentos. É comum sempre analisarmos os resultados, muitas vezes omitindo os motivos que nos levaram àquelas conquistas. Pensando nisso é que inicio esse relato em capítulos.
É importante dizer que esse mundial em principio seria realizado nas Filipinas no mês de Novembro de 1962. Por questões políticas a FIBA cancelou esse mundial. Motivo: os filipinos não aceitavam a participação dos países da cortina de ferro.
Já havia acontecido algo semelhante no mundial de 1959 quando a União Soviética e a Bulgária negaram-se a jogar contra a China Nacionalista (Formosa) por não reconhecerem a sua independência.
A FIBA divulgou que o cancelamento era proveniente de um surto de meningite no país sede. Com certeza não querendo alardear o fato politico, a FIBA lançou ao mundo um motivo de saúde para justificar a sua extrema decisão. Em seguida o Brasil candidatou-se para sediar o evento, recebendo da FIBA o aval para a realização do mundial no mês de Maio de 1963.
Antecedendo todo esse imbróglio, a seleção brasileira foi convocada nos primeiros dias de Agosto de 62, iniciando os treinamentos no ginásio do E.C.Banespa na cidade de São Paulo.
Por questões econômicas e atendendo um pedido da CBB, o Banespa cedeu uma das suas salas para o alojamento dos atletas residentes fora da capital paulista. Por questões de espaço, os atletas residentes na cidade, permaneceram nas suas casas, indo ao clube apenas para os treinamentos, sempre em dois períodos.
Conhecendo o técnico Kanela, sabíamos que ele não concordava com aquela separação, quando ele sempre foi um técnico controlador de tudo e de todos. Sem alternativas e muito contrariado, o técnico foi obrigado a aceitar aquela situação.
Para os atletas residentes na capital, os constantes deslocamentos também eram desagradáveis. Naquele tempo eu trabalhava de dia e só comparecia aos treinamentos à noite. Era uma situação totalmente diferente do que estávamos acostumados. Era comum ficarmos concentrados, treinando por meses à fio na busca dos nossos objetivos.
À bem da verdade, os treinamentos não foram bons até o momento do cancelamento do mundial. Aquela falta de concentração nos trabalhos e nos objetivos, não davam aos jogadores a segurança e a condição necessária para a disputa de um campeonato mundial. Com certeza fomos contemplados com o seu adiamento.
A seleção foi desfeita no mês de Outubro de 62, voltando às suas atividades no mês de Janeiro de 63. Objetivo : Disputar um Campeonato Sulamericano no Perú. (continuo)
Credito: Edson o Mago
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário