OBJETIVO DO BLOG

Imagem de entrada

Imagem de entrada

sexta-feira, 30 de maio de 2014

DORES NAS COSTAS: EXERCÍCIOS PARA PREVENIR E PARA QUEM JÁ TEM O PROBLEMA

O fortalecimento muscular irá evitar complicações na coluna, as atividades de baixo impacto são as mais orientadas.                                                                                POR BRUNA STUPPIELLO
Os exercícios são aliados importantes para prevenir e para quem já sofre com as dores nas costas decorrentes de problemas na coluna ou de postura. "Tudo irá depender do exercício e de cada problema, porém, diria que de forma geral as atividades físicas são aliadas, pois proporcionam o fortalecimento de determinados grupos musculares e o alongamento de outros, o que irá melhorar a sustentação da coluna, diminuindo assim a sobrecarga em outras estruturas como os discos e ligamentos", explica o ortopedista Alexandre Podgaeti, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna.
Porém, é preciso tomar uma série de cuidados antes, durante e depois dos exercícios e escolher a atividade correta para cada situação. Conversamos com um ortopedista, um médico do esporte e uma educadora física e listamos as melhores atividades físicas e quais as precauções necessárias para quem tem dores nas costas. Confira: 
Cuidados necessários
Pessoas que tem problemas na coluna precisam consultar um médico ortopedista ou fisiatra antes de iniciar os exercícios. "Eles vão orientar qual tipo de atividade pode ser feita e com qual finalidade. Também é importante a avaliação clínica e cardiológica para prevenir complicações de uma possível doença cardíaca assintomática", explica o ortopedista Alexandre Podgaeti, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coluna.
Quando for praticar o exercício é importante fazer um alongamento geral ou específico para grupos musculares que serão exigidos naquele exercício antes de iniciar a atividade e também após terminá-la.
Durante a atividade fique atento a algumas questões. "Evite o levantamento de objetos com peso superior a 10-15% de seu peso corporal e não abaixe, mas sim agache", diz Podgaeti.
No dia a dia procure manter o peso corporal dentro do ideal, sente-se corretamente, renove o colchão sempre que ele começar a afundar, durma de lado e de preferência com o travesseiro na altura do ombro e, por fim, procure um médico sempre que houver dor intensa ou persistente. Esses cuidados cotidianos são essenciais para não iniciar ou agravar a dor nas costas. 
 Veja quem não pode fazer exercícios para a coluna 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

TAEKWONDO TRAZ TRÊS MEDALHAS DO 2º MOGI OPEN

A equipe de taekwondo da Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí conquistou três medalhas – duas de ouro e uma de bronze – no segundo Mogi Open de Taekwondo, realizado domingo (25) em Mogi das Cruzes. De acordo com os organizadores, a disputa reuniu cerca de 200 atletas, divididos em categorias conforme a idade o peso e o sexo, que disputaram as modalidades de combate e poomse (demonstração).

As medalhas da equipe jacareiense foram conquistadas todas na modalidade combate. Ana Paula Auricchio, da categoria juvenil até 57 quilos e Fabiana Batista, da categoria juvenil até 55 quilos, conquistaram as duas medalhas de ouro. O bronze veio com Ana Gonçalves, na categoria infantil acima de 52 quilos. As três atletas voltam a competir no próximo final de semana, em São Paulo, em um campeonato feminino.

(Renato Isique)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

CICLISMO DE JACAREÍ É DESTAQUE NA COPA ENDURANCE BY FUJI

No último domingo (18), os ciclistas Felipe Custódio e Larissa Castelari / Marques Bike Team / CJC / Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Jacareí / Fadenp estiveram na cidade de Morungaba, em São Paulo para a disputa da segunda etapa da Copa Endurance by Fuji. O evento é um dos mais renomados do interior do estado e reuniu centenas de ciclistas.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

SÃO JOSÉ DOMINA PAULISTANO, IGUALA A SÉRIE E FORÇA QUINTO JOGO DA SEMIFINAL

Com atuação magistral do armador Quezada, São José passa fácil pelo rival e adia definição para o rival do Flamengo na final do NBB. Quinta partida será sexta-feira

Por Filipe Rodrigues São José dos Campos, SP
A definição para o rival do Flamengo na final do NBB 6 terá que esperar até sexta-feira. O São José atropelou o Paulistano por 96 a 68 e igualou a semifinal, na noite desta terça-feira, no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos. Com a série empatada em 2 a 2, o desempate acontecerá no ginásio Antônio Prado Jr, na próxima sexta-feira, às 21h. Quem vencer, seguirá vivo na briga pelo título.
Poupado no terceiro jogo com dores no joelho, o armador dominicano Manny Quezada foi o destaque do jogo, com 29 pontos e oito assistências. Jefferson também teve noite inspirada, com 17 pontos e 13 rebotes. Pelo discreto Paulistano, o pivô Renato foi o principal cestinha, anotando apenas 13 pontos. 
Manny Quezada marcou 20 pontos e acertou 80% dos arremessos no primeiro tempo (Foto: Claudio Capucho/ PMSJC)

terça-feira, 20 de maio de 2014

JACAREÍ RUGBY REALIZA BOM JOGO DIANTE DO ATUAL CAMPEÃO BRASILEIRO

Último sábado (17) a equipe principal do Jacareí recebeu o SPAC (São Paulo Athletic Club), atual campeão brasileiro, em partida válida pelo Campeonato Paulista e realizada as 13h30 no Campo do Balneário. Foi a primeira vez que as equipes principais de Jacareí e SPAC realizaram uma partida de Rugby XV.
 O jogo começou muito intenso, como era previsto. A equipe de Jacareí pressionou a equipe do SPAC nos primeiros minutos da partida, jogando em seu campo de ataque, porem sem conseguir pontuar. A equipe da capital segurou o ímpeto inicial da equipe da casa e abriu o placar com um try convertido. Jacareí descontou convertendo um penal, mas logo o SPAC também converteu um penal fechando o placar do primeiro tempo em 10 a 3 para os visitantes.

O segundo tempo continuou muito disputado e intenso. Jacareí reduziu a diferença do placar para 10 a 9, anotando dois penais, e deixando a partida aberta e emocionante. Mas o SPAC reagiu nos 10 minutos finais, anotando dois tries, somente um convertido, finalizado o placar em 22 a 9.

domingo, 18 de maio de 2014

HERÓI IMPROVÁVEL DO FLAMENGO, CRISTIANO GANHA ESPAÇO E VIBRA: "EU SONHAVA COM ISSO"

Felício grita após acertar o decisivo arremesso (Foto: Luiz Pires / LNB
Felício foi o herói improvável do Flamengo na vitória sobre o Mogi que deixou o time a um triunfo da final do NBB. Reserva rubro-negro, o pivô de 2,10m não vendo tendo muitos minutos de quadra nesta temporada. Mas com a cesta de dois pontos que decretou os 80 a 78 para o Fla, no sábado à noite, em Mogi, o jovem de 21 anos demonstrou que não é à toa que ele é considerado um dos mais promissores jogadores brasileiros (veja o lance no vídeo).
Não bastasse o lance que determinou o resultado, ele ainda converteu os dois arremessos de três que tentou - algo não muito comum para um pivô. Feliz com o protagonismo em um momento tão decisivo do NBB, Felício promete lutar para que seja mais comum ele sair exaltado de uma partida.
– É muito especial para mim saber que o time tem confiança em mim e me deixa chutar uma bola decisiva. Eu sonhava com isso. Estou muito feliz e espero que eu consiga decidir mais jogos para o Flamengo, quem sabe nesses playoffs do NBB. Eu vou dar o meu máximo para ajudar o time – comentou Felício.
Suplente dos titulares Meynisse e Olivinha, que vivem ótima fase, o camisa 21 aceita o banco de reservas. E espera que ao aproveitar as suas oportunidades, ele possa ganhar mais espaço.
– Por ser mais novo, eu não tenho muito tempo de quadra. Por isso, eu tento entrar e dar o meu melhor, Independentemente da minha idade.
Felício, cujo primeiro nome é Cristiano, foi indicado pelo técnico José Neto antes do início desta temporada, na metade do ano passado. Os dois trabalharam juntos nas seleções brasileiras de base e também na Copa América do ano passado, quando o atleta estava apenas ajudando nos treinamentos, mas acabou recebendo uma chance do técnico argentino Rubén Magnano, após cinco pivôs convocados não poderem representar a seleção brasileira. O Brasil perdeu todas as suas partidas, mas Felício deixou uma boa impressão para a comissão técnica.
– Eu trabalho com o Cristiano nas seleções brasileiras de base desde 2006. Ele já é uma realidade. Ele se dedica muito. Eu fico feliz por ele ter aproveitado a oportunidade. Ele foi uma indicação minha para o Flamengo. Eu tive carta branca da diretoria para escolher os jogadores e busquei o Cristiano nos Estados Unidos, onde ele estava tentando entrar em uma universidade para jogar. Ele não conseguiu porque já tinha sido profissional no Brasil e teve que voltar.

sábado, 17 de maio de 2014

DEIXE SUA BARRIGA DEFINIDA COM ESTES SETE EXERCÍCIOS

Controle da respiração

O controle da respiração durante a realização dos exercícios físicos tem como principal objetivo a estabilização do movimento. Por isso, a respiração em si não traz modificações na estética e no fortalecimento da parede abdominal. No entanto, para um indivíduo destreinado, esse estímulo pode ser suficiente para obter pequenas melhorias nesses músculos, como a diminuição da flacidez.

O fisiologista do exercício Luís Fernando Coimbra, gerente da unidade de Curitiba da Companhia Athletica, explica que ao realizar o movimento de um exercício, o ar deve ser eliminado dos pulmões. No caso da natação, isso deve ser feito embaixo d'água. Ao retornar para a posição normal, inspire. "Isso contrai e relaxa o abdômen, protegendo a coluna tanto durante o esforço físico quanto no momento de relaxamento", explica.

Caminhada e corrida

"Tanto a caminhada quanto a corrida são excelentes aliados na definição dos músculos abdominais, pois diminuem a porcentagem de gordura do corpo com a queima de calorias", aponta Diogo. Para variar o treino, vale ainda investir na bicicleta ergométrica ou no elíptico, exercícios aeróbios de menor impacto. Antes de praticar esses exercícios, entretanto, recomenda-se uma avaliação médica e uma avaliação física.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

SÃO JOSÉ BATE PAULISTANO E EMPATA SEMI DO NBB

Caio Torres, com 20 pontos, e Jefferson, Laws e Dedé, com 18, ajudam time do Vale do Paraíba a vencer o da capital, fora de casa, por 83 a 78, na noite desta quinta.

Caio Torres (de azul) foi o cestinha da partida
(Foto: Ale da Costa/Portrait)
Caio Torres, Jefferson, Laws e Dedé ratificaram na noite desta quinta-feira o velho ditado que diz "a união faz a força". Enquanto o pivô, de 2,11m, anotou 20 pontos, sendo o cestinha do duelo, os outros três marcaram 18 cada, na vitória do São José sobre o Paulistano por 83 a 78 (40 a 35) pela segunda partida da série melhor de cinco jogos da semifinal do NBB. Agora, o confronto vai para o interior, onde serão disputadas as duas próximas partidas. A primeira delas acontece neste domingo, em São José, às 16h (de Brasília), com transmissão do SporTV.
Outro fator importante para o resultado positivo do time do Vale do Paraíba foram as bolas de longe. A distância de mais de seis metros da linha de três pontos para a cesta parecia menor para a equipe de São José do que para o time do Paulistano. Os visitantes converteram 12 em 20, enquanto os donos da casa apenas sete em 30 tentativas.
Jefferson foi para o intervalo quase com um duplo-duplo, com 14 pontos e nove rebotes. No total, além dos 18 pontos, ele apanhou 11 rebotes. Caio Torres, que foi essencial principalmente no terceiro quarto, com 12 pontos, também alcançou dois dígitos em dois fundamentos, ao pegar dez rebotes. O americano Laws fez 12 dos seus 18 pontos através das bolas de três. Foram quatro êxitos em cinco tentativas. Completando o "quarteto mágico", Dedé também teve uma noite inspirada contra sua ex-equipe, ao fazer 18 pontos.
O Paulistano contou com a volta de Pilar, que não jogou a primeira partida por conta de uma febre. O jogador não brilhou na pontuação, mas foi muito importante nos rebotes, com sete. O americano Holloway foi o maior pontuador dos donos da casa, com 17 pontos e oito rebotes.

Quezada é marcado por Dawkins durante partida semifinal (Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação)
ESCALAÇÕES
Paulistano: Dawkins (15), Holloway (17), Gemerson (6), Renato (2) e Mineiro (11). Entraram: Manteguinha (0), Arthur Pecos (2), Pedro (8), César (10), Pilar (5) e Labbate (2). Tec: Gustavinho
São José: Manny Quezada (9), Laws (18), Dedé (18), Jefferson (18) e Caio Torres (20). Entraram: Vitinho (0), Pajé (0), Gustavo (0), Nelson (0) e Alex (0). Tec: Zanon
A SÉRIE
Jogo 1 - 13/05  - Paulistano 88 x 71 São José - Ginásio Antônio Prado Jr.
Jogo 2 - 15/05 - Paulistano 78 x 83 São José - Ginásio Antônio Prado Jr.
Jogo 3 - 18/05 - 16h - São José x Paulistano - Ginásio Lineu de Moura
Jogo 4 - 20/05 - 21h - São José x Paulistano - Ginásio Lineu de Moura
Jogo 5 - 23/05 - 21h - Paulistano x São José - Ginásio Antônio Prado Jr.*
* Se necessário

quinta-feira, 15 de maio de 2014

JACAREÍ RUGBY JOGA SÁBADO CONTRA SÃO PAULO PELO PAULISTA

Próximo sábado (17) a equipe principal do Jacareí volta a jogar pelo Campeonato Paulista e recebe o SPAC (São Paulo Athletic Club), atual campeão brasileiro. Vai ser um jogo muito difícil e histórico, pois é a primeira vez que as equipes principais de Jacareí e SPAC realizam uma partida de Rugby XV.

Durante o Sul-Americano de Rugby XV a equipe principal de Jacareí ficou sem atuar pelo Campeonato Paulista, realizando seu último jogo pela competição no dia 12 de abril, quando venceu o Rio Branco. Após 3 partidas, Jacareí segue na 7ª colocação no Paulista, com 1 vitória, 2 derrotas e 4 pontos na classificação.

Antes da equipe principal, a categoria M17 (menores de 17 anos) recebe o Band Saracens, de São Paulo, também pelo Campeonato Paulista. Esta preliminar começa às 12h a partida principal às 13h30. As partidas acontecem no Campo do Balneário, localizado na Rua Miami, 300, Jardim Balneário.

O Jacareí Rugby tem apoio da CCR NovaDutra, Prefeitura de Jacareí, Aliança Francesa, CNA Inglês Definitivo, Plani, Colégio Antônio Afonso, Vale Construir Resende, JP Editora, Distal e Lavalpa.

Crédito foto: Adriano Matos / Jacareí Rugby.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

segunda-feira, 5 de maio de 2014

TÊNIS DE MESA BRASILEIRO É CAMPEÃO MUNDIAL FEMININO POR EQUIPES NO JAPÃO

A Seleção Brasileira Feminina de Tênis de Mesa, coroou neste domingo, 04, a campanha no mundial que encerrou nessa data no Japão com vitoria de 3x0 sobre a Suecia. O time comandado por Hugo Hoyama sagrou-se Campeão Mundial por equipes feminina da 2ª divisao.

O primeiro objetivo do Brasil era a vaga inédita na primeira divisão do tênis de mesa mundial e ela veio no Sábado contra Tailândia, onde o Brasil venceu por 3x2. Hugo Hoyama disse na véspera que exigiria o máximo das meninas na decisão do titulo mundial e foi atendido. Jogando com desenvoltura, quem começou o passeio brasileiro diante das suecas foi Lin Gui (chinesa naturalizada brasileira) que fez 11-8, 11-8 e 11-5 fechando em 3x0 contra Linda Bergstrom.

Na sequencia Jéssica Yamada encontrou um pouco mais de resistência por parte de Jennifer Jhonson. Ela venceu a primeira parcial e viu a sueca empatar na segunda. No entanto ela impôs seu ritmo e não deu chances a adversaria e o jogo terminou com as seguintes parciais- 11-08, 09,11, 11-05, 11-05, fechando a partida em 3X1.

O ultimo jogo foi o mais complicado para as brasileiras, no 1º Set entre Caroline Kumahara e Matilda Ekholm, a sueca venceu por 11-03, dando um susto no time brasileiro. Mas como fez ao longo do Mundial, Caroline mostrou-se mais uma vez sua força vencendo a partida em 3X2, com parciais de 03-11, 11-08, 12-10, 06-11,11-09) garantindo o inédito titulo de Campeãs Mundiais de Tênis de Mesa por equipes da categoria feminina de 2014 para as brasileiras.

Hugo Hoyama
Com essa vitória o técnico brasileiro espera que essa conquista histórica obtida nesta madrugada em Tóquio no Japão, alavanque ainda mais o Tênis de Mesa no Brasil.

JACAREÍ É DESTAQUE NO TÊNIS DE MESA

O Clube de Tênis de Mesa/CCR NovaDutra/PMJ comemora os resultados conquistados no final de semana. Em casa, os mesatenistas tiveram a oportunidade de conquistar os títulos em duas categorias principais. A I Etapa do Ranking Valeparaibano reuniu 300 participantes de clubes filiados a Liga de Tênis de Mesa. As competições aconteceram no Ginásio do Educamais Centro.

Pela categoria Especial, considerada elite do evento, o jacareiense Allan Sarmento sagrou-se campeão após vencer Fabio Matos, da cidade de Lorena (SP) pelo placar de 3 a 2. Rafael Nakamura conquistou o título da categoria Adulto Masculino, após vencer os representantes de São José dos Campos, Pindamonhangaba e Taubaté (SP). Foi o primeiro título de Rafael, após retorno ao clube na temporada.

Além dos títulos, os jacareienses conquistaram mais três medalhas: prata com o estreante, João Vitor Matiotti, de 11 anos, e dois bronzes com Everton Vianna, na categoria Pré-Sênior (Sub30), e Silvio Mizogushi, na categoria Super Veteranos (acima de 60 anos).

O técnico Waldemir Júnior avaliou o desempenho da equipe na competição. “Nossa grande surpresa foi o desempenho de João Matiotti e dos atletas das categorias de base. Apesar dos novatos não conquistarem medalhas, representaram muito bem o município”, comentou Júnior.

A equipe do CTM Jacareí tem o apoio da CCR NovaDutra por meio de Lei de Incentivo Fiscal do município e Prefeitura Municipal de Jacareí.

Fonte: Surgiu Esporte

Inicio