OBJETIVO DO BLOG

Imagem de entrada

Imagem de entrada

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

JACAREÍ RUGBY VENCE TEMPLARIOS NA PRINCIPAL E M18

O Jacareí Rugby recebeu neste domingo (25) a equipe do Templários, de São Bernardo do Campo, na categoria principal e M18 (menores de 18 anos) para partidas realizadas no Campo do Balneário.
A categoria principal realizou o primeiro jogo do dia, entrando em campo às 11hs para defender a liderança da Copa São Paulo. Jacareí iniciou melhor anotando seu primeiro try nos minutos iniciais, logo os Templários descontaram com um penal.

sábado, 17 de agosto de 2013

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA ENTRAR EM FORMA

O nome já diz tudo: "treinamento funcional é como são chamados os exercícios que treinam o corpo para as funções que ele foi originalmente destinado a realizar como andar, correr e outras tarefas do dia a dia", explica o educador físico Marco Rodrigo Vieira, da academia Cia. Athletica. Em alguns movimentos o esforço fica por conta do peso do próprio corpo - que serve de resistência aos exercícios -, em outros, acessórios como a bola suíça, as faixas elásticas e o minitrampolim podem assumir o mesmo papel.

O treinamento funcional agrega o trabalho de diferentes habilidades em um único exercício. Por exemplo: é possível trabalhar a força, o equilíbrio e a flexibilidade de uma vez só. Para iniciar não é necessário já ser adepto de atividades físicas, qualquer um pode praticar- desde que tenha aval médico. Empolgado para começar? Então confira todos os benefícios que o treinamento funcional pode proporcionar ao seu corpo e mãos à obra.

PAULISTA DE BASQUETE


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

BARREIRO "O LATERAL"

Carlos Alberto Barreiros,  um filho de Jacareí que começou a bater bola  no extinto Campo da Liga, onde praticamente aprendeu o futebol, com o pessoal mais velho que jogava todas as tardes e também no ginásio nas aulas de educação física.
Por volta de 1975 surgiu o time do Independencia, formada basicamente pelo pessoal do bairro, foi sua primeira equipe de futebol onde disputou um campeonato, a equipe tinha Zeca no gol, Barreiros na lateral direita, Armando de central, Zezinho Marcelino na quarta zaga e Bira na lateral esquerda substituindo Neu machucado. Sakai, Claudio e Ademir Rigo no meio e o ataque com Claudinho Tripa, Rubão e Kardec. Em 1978 o  Independencia tornou-se Campeão Amador da Cidade superando tradicionais times como Vasquinho, Campo Grande, Papel Simão, Parque Meia Lua, Schrader entre outros.

domingo, 11 de agosto de 2013

RUGBY DE JACAREÍ VENCE E CONTINUA LÍDER DA COPA SÃO PAULO

Jacareí e Poli USP realizaram partida muito equilibrada pela Copa São Paulo último sábado (10) no Campo do Balneário, em Jacareí.

Esta partida iniciou às 12hs e foi disputada debaixo de forte sol, desgastando bastante os atletas de ambas as equipes e definindo na decisão do árbitro em fazer pausas para hidratação aos 20 minutos de cada tempo. A Poli USP aproveitou melhor as oportunidades de pontuar no início do jogo e abriu vantagem de 6 pontos no placar convertendo dois penais. Após a pausa para a hidratação, o Jacareí igualou o placar, também convertendo dois penais com Bruno Garcia, fechando o primeiro tempo em 6 a 6.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

MASTER JACARIENSE NO BRASILEIRO DE CICLISMO EM BELÉM(PA)

Veteranos do ciclismo jacareiense disputam Campeonato Brasileiro em Belém (PA)
A formação máster do Clube Jacareí de Ciclismo disputará o Campeonato Brasileiro Máster e Sub 30, em Belém (PA), no sábado e domingo (10 e 11). Mais de 250 ciclistas deverão participar da disputa.
Os principais destaques da equipe jacareiense são Osíris Gatti, na prova de resistência, e Douglas Nunes, na prova Contra o Relógio individual. Gatti, que venceu várias das principais provas do calendário nacional este ano, é o grande favorito em sua especialidade, e
Nunes defende o título de campeão nacional, conquistado em 2012. Outros atletas com chances de boas colocações no Brasileiro são Clythio Van Buggenhout e José Carlos Mota.
A equipe máster teve no último final de semana seu último desafio antes de embarcar para a disputa do Brasileiro, em Belém do Pará: o GP São José dos Campos de Ciclismo de Estrada. Os veteranos do Clube Jacareí de Ciclismo marcaram presença no pódio, conquistando a segunda colocação, com Clythio Van Buggenhout, a terceira, com José Carlos Mota, e a quarta posição, com Osiris Gatti.
Larissa Castellari, atleta que atua tanto no ciclismo como no bicicross (BMX), venceu o GP São José dos Campos na categoria júnior, em prova de 40 quilômetros válida para o ranking nacional. Larissa tem se destacado em diversas provas neste ano.
Na categoria fraldinha a pequena Maria Luiza Barbosa subiu ao pódio na terceira colocação e manteve-se também em terceiro lugar na classificação geral do ranking do Vale.
(Renato Isique)

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

TÊNIS DE MESA DE JACAREÍ DISPUTA O RANKING NO VALEPARAIBANO

Julia Cencio, 14 anos, um dos destaques da equipe.
Terceira colocada na classificação parcial geral, a equipe de Tênis de Mesa de Jacareí, que conta com apoio da CCR NovaDutra, disputará no próximo domingo, dia 11, a quarta etapa do Ranking Valeparaibano da modalidade. A competição acontece no Ginásio do Barranco Alto, na cidade de Caraguatatuba. O torneio será promovido pela Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa com apoio da cidade de Caraguá.
Esse será o retorno da equipe às competições, após paralisação dos torneios para as disputas dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo, onde as equipes de Jacareí conquistaram os troféus de bronze e vagas para a disputa dos Jogos Abertos do Interior, que acontecem no mês de novembro, na cidade de Mogi das Cruzes (SP).
Heptacampeão do torneio, o clube jacareiense ocupa a terceira colocação geral e busca o oitavo título geral em 2013. Para a terceira etapa, a expectativa do técnico Waldemir Júnior é das melhores.
“Vamos com a equipe completa para a próxima etapa da competição. Na última etapa caímos um pouco na classificação geral, pois participamos com parte da equipe. Agradeço o apoio da Secretária de Esportes Sandra Valéria.”, comentou o técnico da equipe Waldemir Júnior.
O Campeonato Valeparaibano é composto por seis etapas individuais, além do torneio início, torneio de duplas e também por equipes. A soma dos pontos define o campeão do Troféu Eficiência.
(Foto:Divulgação CTM Jacareí/CCR NovaDutra/PMJ)

HANDEBOL DE JACAREÍ VENCE NA CATEGORIA CADETE

A equipe masculina de handebol de Jacareí/CCR NovaDutra venceu Cubatão por 17 a 12 no último domingo (4), no ginásio esportivo do EducaMais Jardim Paraíso. O jogo foi válido pelo Campeonato da Liga Paulistana de Handebol – Jacareí está em quarto lugar. Por ter um grande número de equipes inscritas, a categoria cadete é disputada no sistema de pontos corridos sem a realização do returno. Classificam-se para a fase semifinal os quatro times mais bem pontuados.
O artilheiro de Jacareí foi Gustavo Goto, com quatro gols. Compuseram ainda o time Jackson Silva, Felipe Abrãao, Bruno Farias, Fabiano Fonseca, Lucas Germano, Alexandre Cardoso, Hugo Carvalho, Matheus Lima, Luan Silva, Filipe Castro e Leonardo Gudes.
Juvenil - A equipe jacareiense que disputa a categoria juvenil masculina também entrou em quadra domingo, no EducaMais Jardim Paraíso, para a última partida do primeiro turno da fase de classificação. Jacareí perdeu a invencibilidade no campeonato contra o ID Hand, de São Paulo. O placar final foi de 29 a 26 para a equipe paulistana.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

SARA MEDEIROS - TETRA CAMPEÃ PAULISTA MASTER

A atleta Sara Medeiros sagrou-se tetracampeã paulista da prova de 3.000 metros de marcha atlética, categoria máster. A conquista foi durante o Campeonato Estadual Máster da Federação Paulista, disputado em etapa única no complexo de atletismo do Ibirapuera, em São Paulo, no último final de semana (3 e 4). “Foi uma prova bastante disputada, concorrida, mas consegui impor meu ritmo e garantir mais este campeonato”, disse a atleta.
Sara desistiu de competir na prova dos 5.000 metros, para a qual estava inscrita. “Eu e meu técnico Lula Medeiros preferimos abrir mão desta prova após a conquista do tetra nos 3.000 metros, para evitar um desgaste físico maior e até uma eventual contusão”, disse Sara, que está se preparando para o mundial de atletismo máster, que será disputado em Porto Alegre (RS), no mês de outubro, entre os dias 16 e 27.
Sara garante que está treinando forte para o
mundial e que vai a Porto Alegre brigar pelas primeiras posições. “Mesmo sabendo que haverá atletas de países com forte tradição na marcha atlética, como Rússia,  Austrália, Noruega e México, estou indo brigar por medalhas e não apenas como coadjuvante”, disse.
Mais medalhas - Outros dois atletas máster de Jacareí conquistaram medalhas durante o Estadual: Warley Dias obteve duas medalhas de ouro, no lançamento de disco e arremesso de peso, enquanto Márcio Nunes trouxe duas pratas – nos 110 metros com barreiras e no salto em distância – e um bronze, nos 100 metros rasos.
Warlei Dias, Sara Medeiros e Marcio Nunes
Nelson Militão Júnior, que iria estrear na categoria máster, nas provas de arremesso de peso e lançamento de dardo, não pôde participar do campeonato, por motivos pessoais.
            O atletismo de Jacareí ficou em quarto lugar nos Jogos Regionais deste ano, em Caraguatatuba, tanto no masculino quanto no feminino. No final do ano a equipe disputará a primeira divisão dos Jogos Abertos do Interior, em Mogi das Cruzes, porque na classificação geral dos Jogos Regionais Jacareí ficou em terceiro lugar.
            Antes dos Jogos Abertos e do Mundial de Porto Alegre, a equipe ainda terá outros compromissos: o torneio da Liga Cone Leste, no próximo sábado (10) e o torneio Gildo Bueno, dia 25 de agosto, ambos em Taubaté.
            (Renato Isique)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

JACAREÍ RUGBY LÍDER NA COPA SÃO PAULO

O Jacareí Rugby conquistou apertada vitória neste sábado (3) diante do Urutu, em partida realizada em São Paulo e válida pela Copa São Paulo de Rugby. Este resultado garantiu a liderança isolada para a equipe de Jacareí na competição.

"Nossa equipe oscilou bastante durante a partida. Após terminar o primeiro tempo perdendo, conseguimos recuperar o placar e manter a liderança.", comenta Julio Faria, treinador do Jacareí Rugby, que complementa "O time jogou bem e mesmo com desfalques de alguns atletas conquistou importante vitória".

A equipe de Jacareí teve desfalques de Bruno Garcia (Bruninho) e Matheus Daniel (Mathias), que disputaram The World Games, com a seleção brasileira de rugby sevens em Cali, Colômbia. Os atletas que conquistaram esta vitória para Jacareí foram: Abner Morgado, Adolfo Santos, Alex Rocha, Alexandre Guerra, Arthur Rodrigues, Augusto Cambusano, Clayton Morgado, Douglas Carvalho, Eduardo Garcia, Jheyson Rodrigo, Luan Ferreira, Lucas Garcez, Jean Matheus Santos, Luiz Gustavo Andreoti, Luiz Augusto Vasconcelos, Maurício Camargo, Murilo da Silva, Pedro Andreoti, Pedro Rivero, Rafael Frazão, Thiago Simões, Wendell Ferraz e Willian Dias. Os pontuadores do Jacareí nesta partida foram: Tries: Thiago Simões, Eduardo Garcia, Abner Morgado e Luis Gustavo Andreoti (3); Conversões: Eduardo Garcia (2); Penal: Eduardo Garcia.
 O Jacareí Rugby volta a campo pela Copa São Paulo no próximo domingo (11) jogando em casa as 14hs no Campo do Balneário, em partida decisiva com o Poli USP, que venceu o Tornados este final de semana por 35 a 30 e segue na vice liderança com 40 pontos, um a menos que a equipe de Jacareí. Faltando apenas quatro partidas para o fim da competição, quem vencer fica mais perto do título.
 A Copa São Paulo representa o Campeonato Paulista B e é disputado por 8 equipes em dois turnos com pontos corridos, sem disputa de final. No 2º turno todas as equipes se enfrentam novamente, porem alterando o mando de campo. O campeão garante vaga na elite do rugby paulista. O vice campeão não tem ascensão automática, porem realiza jogo com o Rio Branco (SP), último colocado do Campeonato Paulista, para definir vaga na competição em 2014.
O Jacareí Rugby tem apoio da CCR NovaDutra, Prefeitura de Jacareí, Aliança Francesa, CNA Inglês Definitivo, Plani, Distal, Lavalpa e Colégio Antônio Afonso.

Fotos: elenco do Jacareí na partida com Urutu. Crédito fotos: Adriano Matos / Jacareí Rugby.

RESULTADOS COPA AMADOR DE FUTEBOL


sábado, 3 de agosto de 2013

7 TÉCNICAS PARA MELHORAR O FÔLEGO NO TREINO DE CORRIDA

Cuidados com respiração e ritmo garantem melhor desempenho

Pernas fortes e coração saudável fazem a diferença na hora de correr, mas há outro fator importante que não pode ser deixado de lado: a força dos pulmões. Se a capacidade respiratória for limitada, o cansaço aparece mais cedo e a distância percorrida certamente será menor. "Apesar de a respiração ser automática, é preciso ter mais atenção quando ela fica ofegante, pois os músculos demandam mais esforço", conta o educador físico e triatleta Paulo Pestana, do Rio de Janeiro. Ele e o técnico de atletismo Carlos Ventura contam que é possível melhorar o fôlego e aprimorar o desempenho da corrida.
Corra regularmente
A regularidade do exercício faz com que o corpo se acostume aos poucos com o esforço e consiga progredir. "Pessoas que não costumam praticar atividade física têm menos fôlego porque a sua atividade aeróbia é fraca e, por conta disso, a capacidade física é menor", explica o técnico de atletismo Carlos Ventura, autor de livros de corrida, como Manual do Corredor (Ícone Editora). Por isso, procure estabelecer uma programação com horários certos.


Reduza a velocidade
Pode ser que você esteja correndo em um ritmo mais rápido do que o seu corpo é capaz - aí não há fôlego que aguente. Carlos Ventura conta que o ritmo ideal do treino deve ser com frequências cardíacas baixas, de modo que todas as funções do organismo entrem em equilíbrio enquanto ele corre. "A capacidade respiratória pode ser melhorada com corridas longas e lentas porque promove uma hipertrofia cardíaca adequada", conta o técnico de atletismo.
Intercale com caminhada
Treinar em séries de corrida e caminhada intercaladas permite uma maior percepção do esforço físico e um tempo para recuperar o fôlego. "Isso ajuda a adaptar o condicionamento físico e o desempenho para uma corrida contínua", explica o consultor esportivo Paulo Pestana. Aos poucos, é possível aumentar o tempo da corrida e diminuir o de caminhada. Um profissional de atividade física poderá ajudá-lo a acompanhar essa evolução de acordo com o seu preparo físico.


Respire corretamente
Quanto mais ofegante você fica, mais a respiração deixa de ser automática. É preciso controlar o movimento de entrada e saída do ar para que não fique acelerado demais durante a corrida. "Costumo aconselhar os alunos com dificuldade de fôlego a fazer a respiração marcada por passos, ou seja, a cada três passos inspirando, faça os mesmos três passos expirando, até que isso seja feito naturalmente", indica o educador físico Paulo Pestana. Também pode fazer diferença evitar respirar somente com a boca, que pode aumentar a sensação de cansaço.

Faça outros exercícios
Se a impressão é de que a corrida não é suficiente para melhorar o seu fôlego, que tal aliar o treino a outros exercícios que também melhoram a capacidade respiratória? Praticamente todos contribuem: natação, treinamento em circuito, vôlei, futebol, tênis, ciclismo, entre outros.
Uma técnica que merece destaque é a yoga. Paulo Pestana indica um movimento bem simples dessa prática que potencializa o movimento da respiração e ativa toda a musculatura envolvida (diafragma e intercostais): focando o abdômen e o diafragma e sem mexer os ombros, inspire com o peito (abrindo as costelas) e expire todo o ar, até encolher a barriga. Faça esse exercício repetidas vezes e lentamente, quando estiver em repouso.
Comece devagar e acelere aos poucos
Por mais que você esteja acostumado a correr em uma velocidade mais rápida, é preciso sempre aquecer o corpo a cada início de treino. O técnico de atletismo Carlos Ventura ainda recomenda alongar e iniciar a corrida em um ritmo devagar. "Para pessoas que estão saindo do sedentarismo, também é preciso começar caminhando e só depois passar para trotes leves, dando preferência a terrenos planos e macios", afirma.


Cuide dos pulmões
O cigarro é um dos maiores inimigo do fôlego. "O hábito de fumar diminui a capacidade respiratória porque prejudica a função dos alvéolos pulmonares de absorverem oxigênio", explica o consultor esportivo Paulo Pestana. Respirar exclusivamente pela boca, deixar o nariz constantemente entupido e não tratar alergias respiratórias também são hábitos que podem dificultar o pleno trabalho dos pulmões.

POR LETÍCIA GONÇALVES

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

TABELA DO FUTEBOL AMADOR


PROF. ROGÉRIO ROSINHA E O PROJETO VOLEYBALL 5 POR 1

Equipe medalha de Prata
Ano passado montei um projeto para disputar o selo da LIFE (Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte), o projeto tinha que ser apresentado até Setembro e o projeto vencedor seria escolhido  em Outubro. Meu projeto chamou-se Voleyboll cinco por 1 por tratar-se de cinco modalidades competitivas que dariam volume e pontos para Jacareí nos Jogos Regionais.
Como o edital da LIFE  prevê apenas Competições Oficiais, Jogos Regionais e Jogos Abertos, não poderia montar equipes permanente pois a verba destinada ao projeto era bem especifica a estas competições. A LIFE (Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte) é para equipes de competições oficiais acima de 15(quinze) anos, verba para equipes de base vem da FADENP (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Não Profissional), cada projeto da LIFE destina 10% do montante total a FADENP para o desporto de base. É bom esclarecer pois, alguns técnicos por desconhecerem estes detalhes, chegam no 2º semestre e o dinheiro que a LIFE destinou ao projeto acaba porque utilizaram para as categorias de base.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

JACAREÍ RUGBY DEFENDE LIDERANÇA NA COPA SÃO PAULO

O Jacareí Rugby viaja para São Paulo próximo sábado (3) para partida com Urutu, válida pela Copa São Paulo de Rugby. A partida será às 13hs no Parque do Trabalhador, localizado na Rua Canuto de Abreu, s/n, Tatuapé.

A equipe segue motivada para este jogo, após assumir a liderança isolada da competição na última rodada, quando conquistou importante vitória por 34 x 10 diante do Tornados, equipe de Indaiatuba. Jacareí está com 36 pontos, seguido por Poli USP com 35 pontos e Wallys com 34 pontos. A equipe do Urutu está na 5ª colocação com 16 pontos.
 No primeiro turno (17/3) jogando em casa, Jacareí venceu o Urutu por 14 x 0. Mas espera um jogo difícil fora de casa, pois estará desfalcado de Bruno Garcia (Bruninho) e Matheus Daniel (Mathias), que estão na Colômbia, Cali, disputando The World Games, com a seleção brasileira de rugby sevens.
 A Copa São Paulo representa o Campeonato Paulista B e é disputado por 8 equipes em dois turnos com pontos corridos, sem disputa de final. No 2º turno todas as equipes se enfrentam novamente, porem alterando o mando de campo. O campeão garante vaga na elite do rugby paulista. O vice campeão não tem ascensão automática, porem realiza jogo com o Rio Branco (SP), último colocado do Campeonato Paulista, para definir vaga na competição em 2014.
 O Jacareí Rugby tem apoio da CCR NovaDutra, Prefeitura de Jacareí, Aliança Francesa, CNA Inglês Definitivo, Plani, Distal, Lavalpa e Colégio Antônio Afonso.

Fotos: Partida entre Jacareí e Urutu no 1º turno. Crédito fotos: Adriano Matos / Jacareí Rugby.

ATLETAS DE JACAREÍ DISPUTAM CAMPEONATO PAULISTA MASTER



Dois integrantes da equipe de atletismo de Jacareí disputarão neste final de semana (3 e 4) o Campeonato Estadual Máster da Federação Paulista, que será realizado em etapa única no complexo de atletismo do  Ibirapuera, em São Paulo.
Sara Medeiros brigará pelo tetracampeonato na modalidade marcha atlética, prova de 3.000 metros, e pelo  bicampeonato na prova dos 5.000 metros, na mesma modalidade.
Nelson Militão Júnior, que estreia na categoria máster, disputará as provas de arremesso de peso e lançamento  de dardo.
Nelson e sua esposa Valéria
O atletismo de Jacareí ficou em quarto lugar nos Jogos Regionais deste ano, em Caraguatatuba, tanto no 
masculino quanto no feminino. No final do ano a equipe disputará a primeira divisão dos Jogos Abertos do  Interior,em Mogi das Cruzes. Isso porque na classificação geral dos Jogos Regionais Jacareí ficou em    terceiro lugar.
Antes dos Jogos Abertos a equipe ainda terá outros compromissos: o torneio Gildo Bueno, em Taubaté,   dia 25 de agosto e o Campeonato Mundial Máster de Atletismo, em outubro, em Porto Alegre (RS).
            (Renato Isique)

Inicio